O Instituto de Educação (IE) promove, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), dois dias de discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), problematizando o impacto das proposições tanto na formação de professores quanto no cotidiano das escolas públicas. Os debatedores convidados são docentes pesquisadores das políticas públicas nacionais e professores de ensino da cidade do Rio Grande. O evento é aberto à comunidade.

As inscrições devem ser realizadas para cada encontro por meio do SINSC Ppelo endereço https://sinsc.furg.br/detalheseventos/644

O primeiro encontro será dia 26, às 14h, no auditório da Secretaria de Educação a Distância (Sead), no Campus Carreiros, e tem como convidados os professores Mauro Del Pino, pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Professora Simone Ginar, da escola estadual Silva Gama, que abordarão a BNCC do ensino médio.

O segundo encontro está agendado para o dia 9 de outubro, às 9h, com a participação dos docentes Maria Manuela Garcia, pesquisadora da UFPel, Felipe Alonso e Tânia Clarindo, da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (Smed), que abordarão a BNCC relativa ao ensino fundamental e a formação de professores. A atividade se estende para o período da tarde e, a partir das 14h, a discussão se volta pra a BNCC para a Educação Infantil com a participação da professora Maria Flores, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e com Felipe Alonso e Tânia Clarindo, da Smed.

Mais informações podem ser obtidas com a direção do Instituto de Educação (IE), pelo telefone (53) 3293-5115.

 

 

CARTAZ DE DIVULGAÇÃO 

 

INSCRIÇÕES

O Instituto de Educação (IE) da FURG divulgou nesta quarta-feira, 13, o resultado final da seleção para o preenchimento de duas vagas de estágio remunerado. Os selecionados irão atuar nas atividades da secretaria da unidade e atendimento no Laboratório de Informática.

Resultado Final

Estágio Remunerado no IE - Edital 02/2017 (HOMOLOGADOS - ENTREVISTAS)

O Instituto de Educação (IE) está divulgando a relação das inscrições homologadas, inscrições não homologadas, as datas, horários e o local das entrevistas dos candidatos para estágio remunerado – Edital IE 02/2017. As informações podem ser conferidas no link indicado abaixo.

 

Homologados - Entrevistas

O Instituto de Educação (IE) da FURG abrre seleção para estágio remunerado, com atuação nas atividades da secretaria da unidade e atendimento no Laboratório de Informática. As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira, 08/09/2017, com o envio da documentação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com assunto “Seleção de Estagiário”, e diretamente na secretaria do IE, localizada na sala F6, no anexo do pavilhão 4.

Os documentos necessários para participar da seleção são o comprovante de matrícula, ficha de inscrição e currículo. Para se candidatar, é necessário que o acadêmico tenha conhecimento em informática, experiência em atendimento ao público e que não receba nenhum outro tipo de bolsa. Mais informações podem ser obtidas no edital.

 

Edital

Ficha de Inscrição

IE divulga resultado de processo seletivo para bolsista para apoio pedagógico

 

O Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) divulga edital de circulação interna 02/2017, para seleção de bolsista para o apoio pedagógico discente dos estudantes quilombolas no Curso de Pedagogia. 

 

Resultado

O Programa de Pós-Graduação em Educação torna público o Edital de Seleção que informa os critérios para o processo seletivo de candidatos(as) ao Mestrado em Educação – 1/2017. Para este ingresso o PPGEDU ofertará 16 vagas. Maiores informações sobre o Programa, linhas de pesquisa, docentes e outras atividades estão disponíveis em www.ppgedu.furg.br

 

A Área de concentração do programa é FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO

 

Suas linhas de pesquisa são

 

I - Espaços e Tempos Educativos

A Linha de Pesquisa: Espaços e Tempos Educativos tem como objeto investigar a escola que se tem e propor a escola que se quer. Busca compreender as relações pedagógicas e formativas no âmbito da docência da educação básica e do ensino superior, abrangendo pesquisas no espaço formal e não-formal e seus vínculos com a escola e nos contextos educativos.

 

II- Culturas, Linguagens e Utopias

A Linha de Pesquisa: Culturas, Linguagens e Utopias justifica-se como uma abertura compreensiva diante do instituído, inaugurando um campo de possibilidades de reinvenção das linguagens, das culturas e das utopias. Busca a compreensão dos processos educativos formais e não- formais que envolvem o fazer docente e os entornos dos contextos educacionais.


Período de inscrições: de 1º de maio a 9 de junho de 2017, as inscrições devem ser realizadas no site  https://siposg.furg.br/curso/992

 

EDITAL

Entrevistas para bolsa de apoio pedagógico aos estudantes quilombas são transferidas

 

Devido à paralisação prevista para amanhã, 24/05/2017 (quarta-feira), o Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) informa que as entrevistas dos inscritos no Edital de Seleção de Bolsista para o Apoio Pedagógico Discente dos estudantes quilombas do Curso de Pedagogia foi transferida para o dia 29/05/2017 (segunda-feira), às 16:00 horas na sala da Coordenação.

 

IE divulga processo seletivo para bolsista

O Instituto de Educação (IE) em parceria com a Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (CAAPE) da Diretoria do Desenvolvimento do Estudante (DIDES) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) divulga processo seletivo de bolsista  para atuar no apoio pedagógico discente dos acadêmicos quilombolas, que integram o Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante.


As inscrições deverão ser feitas na secretaria do IE no período de 18/05 à 23/05/2017. 


O Instituto tem como objetivo acolher, auxiliar, mediar os desafios referentes ao processo de ensino e aprendizagem levando em conta sua cultura, sentimentos e pensamentos fazendo com que cada acadêmico quilombola, sinta-se apoiado nesse processo de inclusão e desenvolvimento profissional.


Mais informações podem ser obtidas através do edital abaixo.

 

Edital

IE divulga resultado final de seleção para estágio

Instituto de Educação (IE), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), divulga, nesta quarta-feira (29), o resultado final para vaga de estágio remunerado. A lista com os selecionados está disponível no link abaixo.

 

Resultado Final

 

IE divulga resultado final para Programa Erasmus

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio do Instituto de Educação (IE), divulga o Resultado Final da seleção para participação no Programa Erasmus. O nome dos selecionados está disponível no link abaixo.

 
Resultado Final

Homologados para estágio remunerado no IE

O Instituto de Educação (IE) está divulgando a relação das inscrições homologadas, inscrições não homologadas, as datas, horários e o local das entrevistas dos candidatos para estágio remunerado – Edital IE 01/2017. As informações podem ser conferidas no link indicado abaixo.

 

Homologados - Entrevistas

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgado resultado do Programa Erasmus

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio do Instituto de Educação (IE), divulga ata com o resultado da seleção para participação no Programa Erasmus

O arquivo está disponível no link abaixo. 

 

Resultado Preliminar - ERASMUS

IE abre vaga para estágio remunerado

O Instituto de Educação – IE, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está selecionando acadêmico para Estágio Remunerado. Para carga horária de 30 horas (todas as manhãs e duas tardes por semana), está disponível bolsa de R$ 520,00 com auxílio transporte de R$ 132,00.

Outras informações estão disponíveis na íntegra do edital 01/2017, no link abaixo.

 

Edital 01/2017 - Estágio Remunerado

 

Programa Erasmus está com inscrições abertas para bolsa de mobilidade

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio do Instituto de Educação (IE), informa que estão abertas as inscrições para bolsa de mobilidade do programa Erasmus. A oportunidade é para estudantes de doutorado e docentes. Os interessados podem realizar a inscrição até 23 de março, no Protocolo da FURG.

O programa Erasmus foi firmado entre a FURG e a Palacký University, da República Checa. Os selecionados irão atuar na área de Educação Física, contemplando a área de esportes. A bolsa para estudantes é de três meses e para docentes cinco dias. Mais informações podem ser obtidas no edital.

.

 Edital - Chamada Pública ERASMUS